Conheça Vila Velha, Espírito Santo, e o melhor do turismo e da hospedagem no local!

23 jul 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Vila Velha, ES, é uma pacata cidade litorânea conhecida por abrigar os pontos turísticos mais famosos de todo o estado, o Convento de Nossa Senhora de Fátima e a Fábrica de Chocolates Garoto.

No entanto, muito se engana quem pensa que esse destino capixaba só tem isso a oferecer: ali, você encontrará uma sucessão de praias incríveis, patrimônios históricos inestimáveis e atrações suficientes para encher dias de viagem.

Neste artigo, vamos te contar por que Vila Velha merece entrar para os seus planos e dar dicas incríveis para curtir ainda mais a sua experiência na cidade. 

Vila Velha, ES: pontos turísticos imperdíveis!

Praias de areia branca e mar azul, cercadas por mata atlântica generosa e muitos tesouros históricos em pleno Sudeste brasileiro. 

Essa descrição poderia se aplicar a diversos destinos badalados, como Rio de Janeiro, Ilhabela, Paraty e Cananéia, mas estamos falando da apaixonante Vila Velha, Espírito Santo.

Cidade mais antiga do estado, a “Canela-Verde” (como a região é conhecida desde o período colonial) é um destino incrível, que reserva muitas surpresas para o visitante a menos de 10 km de Vitória.

A Praia da Costa, por exemplo, é sinônimo de badalação e atrai o público jovem de todo o estado em busca de suas festas animadas e regadas a muita música. 

Quem gosta de tomar banho de mar pode se encantar com a Praia da Baleia, a Praia da Sereia ou qualquer uma das praias espalhadas ao longo de mais de 32 km de litoral.

Você ainda poderá se encantar com a vista do Morro do Moreno, que oferece uma visão panorâmica de Vila Velha, Vitória e outras cidades das proximidades, ou conhecer o histórico Farol de Santa Luzia.

E como não falar do delicioso passeio pela Fábrica de Chocolates da Garoto, que atrai visitantes do Brasil inteiro?

Vila Velha é, sem dúvidas, um dos destinos mais encantadores do Sudeste do Brasil, e neste artigo você vai descobrir por quê. Veja só!

Qual estado que fica Vila Velha?

Qual estado que fica Vila Velha?
Fonte: Pexels

Antes de descobrir como chegar em Vila Velha, ES, é indispensável ver onde fica essa agradável cidade litorânea.

Vila Velha é uma das cidades da região metropolitana de Vitória, capital do Espírito Santo: as duas cidades ficam a apenas 10 km de distância, são separadas apenas pela Baía de Vitória e conectadas por três pontes.

A localização do município é bastante estratégica para quem deseja explorar as atrações serranas do Espírito Santo, como Serra (30 km) ou Domingos Martins (55 km), ou destinos de praia, como Guarapari (52 km) e Anchieta (78 km).

Mapa de Vila Velha, ES

Com mais de 32 km de praias e muitas atrações para todos os gostos, a “Canela-Verde” atrai mais de 3 milhões de turistas por ano. 

Confira os pontos turísticos imperdíveis no mapa de Vila Velha, ES!

Como chegar em Vila Velha?

Um dos motivos que torna Vila Velha um destino tão popular no Espírito Santo é a facilidade de acesso: a cidade fica a apenas 13 km do Aeroporto de Vitória.

Você pode fazer o deslocamento do aeroporto até o centro de carro, táxi, ônibus, Uber ou até transfer.

O Terminal Rodoviário de Vila Velha é o segundo mais movimentado do Espírito Santo e recebe ônibus de diversas cidades brasileiras. Além disso, o destino tem fácil acesso de carro pela Rodovia do Sol.

Que tal encontrar passagem para Vila Velha, ES, mais barata? É só fazer sua pesquisa e compra no Vai de Promo, referência de economia em viagens aéreas.

O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino. Depois, você deve selecionar as datas de ida e volta. 

Por último, é só conferir as ofertas destacadas e escolher qual a melhor opção de preço, rota e/ou horário para a sua viagem.

Você ainda pode até turbinar suas chances de encontrar promoções imperdíveis com o alerta de preços do Vai de Promo!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Vila Velha?

Quando ir a Vila Velha?
Fonte: Unsplash

Vila Velha, ES, é uma cidade de clima quente, onde é possível curtir a praia o ano inteiro, mas algumas informações podem te ajudar a encontrar a melhor data para a sua viagem.

O período chuvoso acontece entre outubro e janeiro, mas as chuvas não tendem a se estender por muitos dias seguidos: com um pouco de paciência, você poderá curtir o sol e o calor acima de 30ºC.

A cidade fica bastante cheia no verão, especialmente entre as festas de fim de ano e o Carnaval, então garanta suas reservas de hospedagem com antecedência se estiver pensando em visitar a cidade nessa época.

Isso significa que não vale a pena visitar Vila Velha em outros períodos do ano? 

De jeito nenhum! Mesmo no inverno as temperaturas giram em torno de 26ºC, com uma grande vantagem: praticamente não chove na região entre maio e setembro.

Se a sua intenção é curtir a Festa da Penha, terceira maior celebração religiosa do país, agende sua viagem entre 24 de abril e 2 de maio.

Como é a cidade de Vila Velha?

Para garantir um planejamento ainda melhor para a sua viagem, nada melhor do que descobrir como é a cidade de Vila Velha e o que esperar da sua estadia.

Fundada em 1535, Vila Velha tem um território ainda maior que Vitória e abriga mais de meio milhão de habitantes. 

Por isso, você poderá contar com uma infraestrutura de grandes cidades durante a sua viagem.

A cidade é também um destino barato para turismo: é possível encontrar hotéis e pousadas de qualidade com diárias a partir de R$ 160,00, passeios gratuitos e restaurantes que servem refeições completas por R$ 30,00.

O trânsito é intenso e fica especialmente lento nos fins de semana e feriados, quando a cidade recebe um grande volume de turistas. 

Por isso, saia cedo para encontrar ruas mais vazias e vagas de estacionamento com mais facilidade.

Qual a melhor praia para ficar em Vila Velha?

Se você procura conforto e tranquilidade, a melhor entre as praias de Vila Velha, ES, para hospedagem é a Praia da Costa.

A região é considerada nobre e tem índices de segurança favoráveis, além de contar com calçadão, ciclovia e excelente infraestrutura, incluindo bares, restaurantes, comércio e muitas opções de hospedagem.

Você também pode gostar de ficar nas vizinhas Praia de Itaparica ou Praia de Itapoã, que oferecem as mesmas comodidades da Praia da Costa, embora fiquem um pouco mais distantes do centro.

Promoção de hotéis e pousadas em Vila Velha, ES!

Promoção de hotéis e pousadas em Vila Velha, ES!
Fonte: Hotel da Praia, Vila Velha

Que tal encontrar pousada ou hotel em Vila Velha, ES, com diárias que cabem no seu bolso? É só fazer seu planejamento de hospedagem no El Quarto!

Nossa página reúne as melhores acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento grátis.

Faça uma simulação gratuita agora mesmo e descubra que visitar o melhor destino de praia do Espírito Santo pode sair mais barato do que você pensa!

O que fazer em Vila Velha, ES

Mesmo que você não goste de praia, dificilmente ficará entediado durante sua visita a Vila Velha. 

A cidade oferece atrações para todos os gostos, incluindo opções gratuitas, e não será difícil montar um roteiro inesquecível.

Confira o que fazer em Vila Velha, ES!

Convento da Penha 

Principal estrutura religiosa capixaba e uma das atrações mais famosas da cidade, o Convento da Penha é a grande joia do centro histórico de Vila Velha, ES.

A estrutura inclui um museu de artes sacras, loja de souvenires e sala de ex-votos, além de uma capela que guarda a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo.

Erguido em 1558, o Convento da Penha é o santuário mariano mais antigo do Brasil e fica em uma localização incrível, no alto de uma pedra gigantesca, a mais de 154 metros de altura. 

É possível chegar ao convento de carro, van ou até mesmo a pé. O passeio é imperdível e não pode ficar de fora do seu roteiro!

Farol de Santa Luzia 

Farol de Santa Luzia
Fonte: Vitor Jubini / Wikimedia Commons / CC0

Logo na entrada da Baía de Vitória você vai se deparar com o imponente Farol de Santa Luzia, uma construção de 1871 em formato octogonal, com mais de 12 metros de altura.

A estrutura foi construída em Glasgow, na Escócia, e conta com um sistema de iluminação de ponta, que funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, e pode ser avistado a mais de 25 km de distância.

O farol está aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 17h (última entrada às 16h30), e pode ser uma boa oportunidade para conhecer Vila Velha de um ponto de vista diferente. A entrada é gratuita.

Só não se esqueça de que o Farol de Santa Luzia pertence à Marinha do Brasil e, por isso, é proibida a entrada em trajes de banho, sem camisa e/ou com animais de estimação.

Morro do Moreno 

Quem gosta de mirantes não pode deixar de conhecer o Morro do Moreno, de onde é possível avistar toda Vila Velha, ES, a costa e até cidades do entorno.

O morro fica bem ao lado do Convento da Penha, a mais de 274 metros de altura, e conta com uma rampa de voo livre, além de fonte de água mineral, mirante e vias de escalada com vista da Terceira Ponte e da Praia da Costa.

O acesso é feito por uma antiga estrada com trânsito exclusivo de pedestres e você deve deixar seu carro na rua Xavantes.

Igreja Nossa Senhora do Rosário 

Durante a sua viagem, você terá a oportunidade ímpar de conhecer uma das igrejas mais antigas do país, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, datada de 1535.

Considerada marco da colonização do estado, a igreja é pequena e pode até passar despercebida em qualquer passeio pelo centro histórico, mas não restam dúvidas: o passeio é muito interessante e pode ser incrível para toda a família!

Casa da Memória 

Casa da Memória
Fonte: Paul R. Burley / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Tombada como Patrimônio Histórico pelo Conselho Estadual de Cultura, a Casa da Memória foi inaugurada em 1893 e ajuda a contar a história do Espírito Santo de maneira didática, lúdica e interessante.

O acervo é formado por objetos, documentos e fotografias, além de peças como o Bonde 42, que operou na cidade no começo do século XX.

A entrada é gratuita e a Casa da Memória pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos fins de semana e feriados, das 8h às 14h.

Museu Vale 

Uma das construções mais bonitas da cidade, o Museu Vale fica no edifício que originalmente abrigava a Estação Ferroviária Pedro Nolasco, que operava no sistema da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A estrutura é formada por estilos ecléticos que refletem diferentes períodos da história arquitetônica e hoje abriga um riquíssimo acervo com peças e fotografias que contam a história ferroviária do país.

Entre os destaques estão uma locomotiva a vapor importada dos Estados Unidos, réplicas perfeitas de vagões de passageiros e cargas, salas que mostram o maquinário do passado e muito mais.

Fábrica de Chocolates da Garoto 

Nenhuma visita a Vila Velha, ES, está completa sem um passeio pela Fábrica de Chocolates da Garoto, uma das 10 maiores do mundo.

Dali saem chocolates consagrados no Brasil inteiro, como Serenata de Amor, Batom e muitos outros.

A fábrica está aberta a visitações guiadas, que incluem deliciosas degustações, um museu dedicado à história do chocolate e, é claro, uma lojinha para garantir produtos da Garoto para levar para casa!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Praias de Vila Velha

As praias de Vila Velha, ES, conseguem agradar a todos os gostos, especialmente quem gosta de mar azul e areia dourada!

A pequenina Praia Secreta, por exemplo, impressiona com tamanha beleza em apenas 60 metros de extensão, com águas cristalinas e acesso escondido, feito por uma pequena passagem em um muro.

A Praia da Costa, por sua vez, está entre as mais famosas do Espírito Santo, com excelente infraestrutura, incluindo calçadão, quiosques, ciclovia, lojas e quadras, além de mar calmo, muito limpo.

Você também poderá conhecer a Praia da Ponta da Sereia, que oferece acesso ao Morro do Moreno, a Praia de Itapoã, de onde saem passeios para ilhas próximas, e a Praia de Itaparica, bastante frequentada por surfistas.

Gosta de praias onde o rio encontra o mar? Visite a Praia da Barrinha, na foz do Rio Jucu. Prefere águas calmas? Você pode gostar da Praia da Concha, protegida do mar aberto e, por isso, quase sem ondas.

Quase na divisa com Guarapari fica o Balneário Ponta da Fruta, famoso entre famílias com crianças pequenas, enquanto as ilhas de Pituã e Itatiaia surpreendem os banhistas com um mar cristalino e calmo.

Os melhores hotéis e pousadas de Vila Velha estão no El Quarto!

Que tal encontrar os melhores hotéis e pousadas em Vila Velha, ES, sem comprometer o seu orçamento de viagem? É só visitar o El Quarto para acessar as ofertas de hospedagem mais imperdíveis do mercado!

O primeiro passo é digitar a cidade que você vai visitar. Em seguida, selecione as datas da sua estadia. Depois, é só clicar em “pesquisar” e escolher a melhor opção para a sua viagem!

Você pode até utilizar filtros para turbinar sua pesquisa e pagar suas diárias online para não ter que se preocupar com gastos extras. Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar o melhor destino de praia do Espírito Santo pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.