Caraíva, Bahia: veja o que tem para fazer e outras dicas para sua viagem!

14 abr 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Um dos melhores destinos de praia do Brasil, Caraíva, Bahia, era apenas uma desconhecida do grande público até poucos anos atrás, frequentemente trocada pelo agito da badalada Porto Seguro.

Ironicamente, foi justamente como uma alternativa ao espírito festeiro de Porto Seguro que essa pequena vila baiana acabou entrando de vez no radar de turistas do Brasil inteiro.

Em vez de barracas com música ao vivo e casas noturnas que fervem até o raiar do dia, Caraíva parece convidar o viajante a relaxar enquanto contempla o mar, o rio e os coqueirais, onde o verão parece nunca ter fim.

Se você está pensando em conhecer essa apaixonante vila, este artigo foi feito sob medida para você. Reunimos tudo sobre Caraíva para te ajudar a planejar uma viagem incrível. Vamos lá!

Caraíva, Bahia: um dos melhores destinos do estado!

Com quase 500 anos de história, a pequena vila de Caraíva, BA, é um dos destinos mais diferentes e apaixonantes de toda a Costa do Descobrimento, no sul da Bahia.

As ruas de areia fofa levam a construções rústicas e praias de águas calmas, mornas e azuis: tudo que se pode esperar de um paraíso tropical.

A infraestrutura não é muito robusta e até a oferta de energia elétrica é limitada, mas nada que atrapalhe a experiência turística. 

Pelo contrário, estamos falando de um lugar que convida o visitante a se desconectar do ritmo frenético das grandes cidades.

Entre um descanso e outro, você poderá explorar o charmoso centrinho da vila, suas belas praias, como a da Barra, do Satu e de Caraíva, e até uma reserva indígena!

Só não se esqueça de planejar bem a sua viagem para evitar contratempos e perrengues!

Onde fica Caraíva?

Onde fica Caraíva?
Fonte: Pexels

A pacata Caraíva, Bahia, é uma vila com menos de 1.000 moradores no sul do estado, em uma região conhecida como Costa do Descobrimento por ter sido onde os portugueses desembarcaram ao chegar ao Brasil, em 1500.

O vilarejo é um dos distritos de Porto Seguro e fica pertinho de outros destinos incríveis, como Trancoso (36 km), Curuípe (90 km) e Arraial D’Ajuda (160 km).

A capital baiana, Salvador, por sua vez, está mais distante, a cerca de 750 km da vila.

Como ir para Caraíva?

Apesar de estarmos falando de um vilarejo bem pequeno e pitoresco, você não terá dificuldades para visitar a região.

Você tem como chegar em Caraíva a partir de Porto Seguro, cidade que dispõe de um moderno aeroporto que recebe voos de diversos cantos do Brasil.

Do aeroporto à vila, o trajeto é complexo, mas fácil de fazer. Primeiro, você deve pegar um táxi até o ponto de embarque da balsa para fazer a travessia até Arraial D’Ajuda

O trajeto é curto e a viagem é simples, com duração de 10 minutos e saídas a cada meia hora. 

Depois, é só pegar um ônibus da empresa Águia Azul bem em frente ao ponto de desembarque da balsa até Caraíva, com passagens a partir de R$ 90 (em janeiro/2022).

Vale a pena planejar bem seu horário de chegada, pois os ônibus circulam em apenas dois horários por dia, às 7h10 e 15h10 na ida e 6h20 e 16h no trecho de volta.

Se você está viajando de carro, é só fazer a travessia até Arraial D’Ajuda e seguir pela BR-101. Neste caso, você deverá deixar o veículo em um estacionamento em Nova Caraíva, pois a circulação é proibida na vila.

Onde encontrar passagem para Caraíva, BA?

Você não precisa comprometer o seu bolso para visitar Caraíva, Bahia. Basta adquirir suas passagens aéreas mais baratas no site do Vai de Promo.

A plataforma do Vai de Promo te ajuda a encontrar o momento mais barato para embarcar em poucos cliques. Você pode até incluir seu e-mail e ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quantos km de Porto Seguro a Caraíva?

Quantos km de Porto Seguro a Caraíva?
Fonte: Unsplash

Embora o trajeto não seja tão simples, a distância de Caraíva a Porto Seguro é de apenas 74 km: a vila é, na verdade, um dos distritos da cidade.

Que tal aproveitar sua viagem para conhecer algumas atrações da região, como o centro histórico, a Passarela do Álcool e as belas praias da cidade?

Qual a melhor época para ir para Caraíva?

Caso você já esteja se perguntando qual a melhor época para ir para Caraíva, eis uma boa notícia: a vila pode ser visitada e aproveitada em qualquer período do ano!

O calor é constante ao longo dos 12 meses, com temperatura média em torno de 28ºC. Até mesmo no inverno o clima é quente, com máximas de 25ºC.

No entanto, assim como o calor dura o ano inteiro, as chuvas também são uma constante na vila, especialmente nos meses de março, abril, novembro e dezembro, quando o acumulado chega a 165 mm por mês.

Se você quer evitar chuva a todo custo, programe sua visita para os meses de agosto e setembro, mas já avisamos: mesmo nos meses mais secos, pode chover até 90 mm.

Em contrapartida, o sol não demora a voltar e as chuvas não devem atrapalhar a sua experiência em Caraíva.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Onde ficar em Caraíva?

Não é difícil encontrar onde ficar em Caraíva, Bahia, especialmente porque as principais opções de hospedagem estão concentradas em uma mesma região: o centrinho da vila.

A maior parte das casas próximas às praias são ocupadas por pousadas estilo pé na areia, para que você possa curtir a atmosfera rústica até na hora do descanso.

No entanto, não espere encontrar luxo durante a sua estadia. Não existem grandes redes hoteleiras ou mesmo resorts na vila: tudo é bastante pitoresco e simples, com o toque típico de Caraíva.

Além disso, vale pontuar que as hospedagens no centrinho da vila tendem a ser bem mais baratas que as pousadas de frente para a praia ou para o rio.

Por fim, não deixe de fazer reservas com antecedência, pois a vila é movimentada o ano inteiro (sobretudo nas festas de fim de ano e no Carnaval), e as acomodações podem ser bastante disputadas.

Encontre os melhores hotéis e pousadas em Caraíva no ElQuarto!

Encontre os melhores hotéis e pousadas em Caraíva no ElQuarto!
Fonte: Villa Fulo Casa Hotel

Você pode encontrar os melhores hotéis e pousadas em Caraíva, Bahia, em um só lugar: o ElQuarto reúne milhares de ofertas de hospedagem a preços imbatíveis.

Nossa plataforma trabalha com ofertas exclusivas, opções com cancelamento grátis e filtros gratuitos para potencializar a sua pesquisa. 

O viajante pode até mesmo pagar suas diárias online, com total segurança e comodidade.

Faça agora mesmo uma pesquisa gratuita e descubra que visitar Caraíva pode caber no seu bolso!

O que tem para fazer em Caraíva?

Se você gosta de praia, não haverá um minuto de tédio durante a sua visita a Caraíva. 

Esse apaixonante vilarejo baiano reúne trechos paradisíacos do litoral, praias de água doce e uma vida noturna animada!

Confira o que fazer em Caraíva, Bahia!

Centrinho da Vila

Para quem vive em cidade grande, o termo “centrinho” pode parecer curioso, mas, definitivamente, é a palavra correta para descrever o que você encontra no coração da vila de Caraíva.

Embora a região seja compacta, tenha oferta de energia elétrica limitada e trânsito proibido para veículos, é ali que está boa parte da infraestrutura local, como pousadas, restaurantes, bares e comércio.

É nessa região que acontece o embarque e desembarque dos barcos que fazem a travessia do rio Caraíva, além de poucas agências turísticas que oferecem passeios pelos arredores.

É também no centrinho que acontece todo o agito da noite local, com bares animados que oferecem música ao vivo e boa comida, com destaque para a galeria Beco da Lua.

Praia da Barra

Praia da Barra
Fonte: Marcelino Dias / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

É na Praia da Barra que acontece o famoso encontro do rio Caraíva com o mar, em meio a um cenário selvagem simplesmente paradisíaco: estamos falando de uma das melhores praias do Brasil.

Ali, você poderá escolher entre relaxar nas cadeiras de madeira em frente ao rio ou em frente ao mar azul para contemplar o pôr do sol mais bonito de Caraíva.

A região também conta com o serviço de várias barracas de praia que servem petiscos e bebidas a preços justos.

Praia do Satu

Se você gosta de praia deserta, a Praia do Satu, Bahia, é uma parada obrigatória durante a sua visita a Caraíva.

A região fica a 4 km do centrinho e, como estamos falando de um lugar em que não há trânsito de carros, as únicas maneiras de chegar até lá são a pé ou de barco. Por isso, a praia tende a ser bem mais vazia em comparação às praias mais centrais.

Quem visita a região, no entanto, não tem porquê se arrepender.

A Praia do Satu é formada por falésias, coqueirais e duas lagoas (uma de água doce e a outra, salgada), com águas bem calmas, quase como piscinas, além de poucas cabanas que oferecem serviço na areia.

A grande estrela local, porém, é o mar, absurdamente azul e tranquilo, quase como um convite a um mergulho refrescante!

Praia de Caraíva

A Praia de Caraíva, Bahia, é uma das mais animadas da vila, recomendada para quem gosta de barzinhos descolados à beira-mar.

As águas da região mudam bastante graças à influência do rio Caraíva: na maré baixa, o mar fica amarronzado, e os tons azuis só voltam à medida que a maré enche. 

Ou seja, você pode encontrar a praia completamente diferente a depender do horário da sua visita.

Nos arredores do Bar da Praia, principal barraca da região, o movimento costuma ser mais intenso, mas se você procura tranquilidade é só seguir pela faixa de areia para encontrar cantos mais sossegados da Praia de Caraíva.

Passeio para Praia do Espelho

Passeio para Praia do Espelho
Fonte: Gabriel Castaldini / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Do centrinho de Caraíva, Bahia, até a quase deserta Praia do Espelho são mais 9 km de caminhada em areia fofa, o que pode desestimular os banhistas sem preparo físico.

Quem se dispõe a enfrentar a caminhada, no entanto, vai encontrar um dos cenários mais bonitos do sul da Bahia.

A região é conhecida pelas piscinas naturais cristalinas que se formam na maré baixa, com falésias coloridas, dunas de areia branca e muitos coqueiros como pano de fundo.

Seguindo pela faixa de areia você encontrará alguns restaurantes e um pequeno trecho de litoral que some quando a maré enche: a romântica Praia dos Amores.

Em outras palavras, uma dobradinha para ninguém botar defeito!

Se você não está disposto a enfrentar a caminhada pela praia, não se preocupe. É só pegar um ônibus ou uma lancha a partir do centro para chegar à Praia do Espelho.

Descida de Boia pelo Rio Caraíva

O rio Caraíva é uma das principais atrações da vila, não apenas por sua beleza e importância para o abastecimento hídrico da região, mas também pela oferta de passeios turísticos.

Você poderá percorrer as águas do rio de canoa, caiaque ou barco, mas nada melhor que deixar a correnteza te levar com a ajuda de uma boia.

O passeio é um dos mais disputados da vila, especialmente em datas de maior movimento: no Carnaval, acontece até o Carnaboia, com barcos que se transformam em “trios elétricos”.

Se possível, faça o passeio no final da tarde, quando o pôr do sol se reflete na água e torna a paisagem ainda mais bonita!

Buggy para Ponta do Corumbau 

A partir de Caraíva é possível fazer um agradável passeio de buggy para Ponta do Corumbau, na vila vizinha de mesmo nome.

Na região se forma uma pequena península durante a maré baixa, por onde é possível caminhar em meio ao mar com tons quase caribenhos.

Assim como Caraíva, a Vila do Corumbau é bastante pitoresca e rústica, formada por casas de pescadores, sem muitas opções de pousadas e quiosques. Mesmo assim, o passeio tem tudo para ser inesquecível.

Passeio de lancha para Reserva Indígena

Que tal aproveitar sua visita a Caraíva, Bahia, para conhecer uma genuína aldeia indígena? 

A Praia da Barra Velha é o endereço da Reserva Indígena Pataxó, um dos lugares mais curiosos da vila.

Mais de 500 famílias indígenas vivem ali e tiram boa parte de seu sustento do turismo, vendendo artesanato para os visitantes.

A região também abriga uma bela praia de areia avermelhada e mar esverdeado, onde se formam piscinas naturais na maré baixa.

Para chegar até lá, a melhor alternativa é contratar um passeio de buggy no centrinho.

Melhores ofertas de hotéis e pousadas em Caraíva, Bahia!

Já imaginou encontrar as melhores ofertas de hospedagem em Caraíva, Bahia, com praticidade e segurança? É só fazer sua pesquisa no ElQuarto!

A melhor plataforma de busca de hospedagem da web te ajuda a encontrar o melhor hotel para a sua viagem por um preço que cabe no seu bolso: são milhares de acomodações a preços exclusivos e condições facilitadas de pagamento.

Não perca tempo e faça uma simulação gratuita agora mesmo para garantir sua hospedagem em um dos melhores destinos de praia da Bahia com toda a economia que você merece!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.