Hotel Fazenda Serra da Mantiqueira: um refúgio ao ar livre!

29 abr 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Ficar em um hotel fazenda na Serra da Mantiqueira pode ser a melhor maneira de usufruir plenamente do clima de serra e contar com boa estrutura de lazer para todas as idades.

Com opções em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o viajante pode encontrar estabelecimentos aconchegantes com grande oferta de atividades de lazer e turismo.

Já imaginou curtir refeições saborosas em frente à lareira, passear a cavalo pelas montanhas, se refrescar em cachoeiras de fácil acesso ou relaxar em um cenário belíssimo?

Neste artigo, reunimos tudo que você precisa saber antes de reservar o seu hotel e as melhores opções nos principais destinos da Serra da Mantiqueira! Vamos lá!

Hotel Fazenda Serra da Mantiqueira: dos simples aos luxuosos! 

A Serra da Mantiqueira é uma das regiões mais bonitas do Brasil, erguendo-se a mais de 2.800 metros acima do nível do mar. Por essas e outras, as cidades localizadas na cadeia montanhosa são bastante procuradas para turismo.

As opções de hospedagem na região são diversas, seja no lado mineiro, paulista ou fluminense, indo desde pousadas mais simples a confortáveis hotéis fazenda e resorts na Serra da Mantiqueira.

Ou seja: destino ideal para quem procura total comodidade, com refeições no próprio hotel, áreas de lazer e balcão de turismo, entre outros.

Se você quer curtir o clima da serra e sentir o gostinho da vida no campo, prepare o papel e a caneta, pois destacamos as melhores dicas para escolher a hospedagem ideal para a sua viagem. Confira!

Onde fica a Serra da Mantiqueira?

A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas no coração do Sudeste brasileiro, que se estende desde Barbacena, em Minas Gerais, passando pelo estado do Rio de Janeiro até chegar a Bragança Paulista, em São Paulo.

Mais da metade da serra fica em Minas Gerais, em cidades como São Lourenço, Caxambu, Passa Quatro, Poços de Caldas, Monte Verde e Extrema

Outros 10% cortam o território do Rio de Janeiro, onde o viajante encontra destinos como Penedo, Resende, Visconde de Mauá e Itatiaia.

Por fim, 30% da Serra da Mantiqueira está em São Paulo, onde ficam alguns dos destinos mais famosos da região, como Serra Negra, São Francisco Xavier e Campos do Jordão.

Isso quer dizer que o viajante pode optar por aeroportos mineiros, paulistas ou fluminenses, a depender do destino escolhido.

Visite a Serra da Mantiqueira economizando nas passagens aéreas!

Mapa

Existem dezenas de municípios entre os morros ao longo dos 500 km de extensão da Serra da Mantiqueira. Confira no mapa!

Por que ficar em hotel fazenda na Serra da Mantiqueira?

Escolher onde ficar é um passo importantíssimo em um planejamento de viagem, pois pode interferir positiva ou negativamente na sua experiência longe de casa: você pode se sentir perfeitamente acolhido, ou simplesmente não encontrar conforto.

Em geral, um hotel fazenda na Serra da Mantiqueira oferece ao viajante a possibilidade de se sentir “abraçado” por montanhas e belas paisagens, enquanto desfruta de uma hospedagem proveitosa e confortável.

Esse tipo de estabelecimento de hospedagem garante contato próximo com a natureza e o dia a dia no campo, restando ao viajante aproveitar a atmosfera intimista de clima rural, bem aconchegante.

Ou seja, você pode experimentar a vivência rural, conhecer os animais do campo e curtir atividades como pesca e passeios a cavalo, além de saborear os melhores sabores regionais.

Muitos dos hotéis fazenda na Serra da Mantiqueira dispõem de estrutura completa, como restaurantes, piscinas, centros de bem-estar e até lojas de conveniência, para que você só precise sair do hotel se quiser.

Encontre as melhores opções de hotéis 

A região é repleta de cidades turísticas, que reúnem atrações variadas. Para desfrutar plenamente da sua estadia, nada melhor do que encontrar o hotel ideal, com tudo o que você precisa, certo?

Você encontra o hotel fazenda Serra da Mantiqueira mais barato em nosso site de buscas, El Quarto: reunimos milhares de ofertas de hospedagem para os principais destinos do Brasil e do mundo para garantir o melhor preço.

Faça uma simulação e encontre agora mesmo o melhor hotel fazenda para suas férias. Você pode comparar preços, reservar acomodações e até pagar pela hospedagem em um só lugar, sem complicações!

Hotel Fazenda Serra da Mantiqueira: opções nas principais cidades

A primeira pergunta que você deve se fazer ao começar a sua pesquisa de hotel fazenda na Serra da Mantiqueira é: qual o destino da sua viagem?

A cadeia montanhosa tem mais de 500 km de extensão, e passa por dezenas de municípios de três estados brasileiros.

Vamos contar tudo o que você precisa saber sobre hospedagem nas principais cidades da região. Veja só!

Campos do Jordão

Uma das cidades mais famosas da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão (SP) fica a 180 km de São Paulo e já se tornou um badalado destino de inverno no Brasil.

Embora o centro da cidade concentre os hotéis tradicionais e algumas pousadas aconchegantes, os viajantes encontram bons hotéis fazenda nos arredores do município, em regiões cercadas por montanhas verdejantes.

O Recanto São Cristóvão é um dos destaques, localizado em uma região de grande beleza natural. O estabelecimento está a 8 km de Capivari, o centro turístico, e possui uma grande oferta de atividades de lazer, como trilhas e passeios a cavalo.

Com uma estrutura mais luxuosa, padrão 5 estrelas, o Blue Mountain Hotel & Spa é uma boa opção para quem procura tratamentos de massagens, centro de bem-estar e outras comodidades.

O viajante também pode curtir as delícias da vida rural no Hotel Fazenda Confiance, que tem tarifas econômicas e boa estrutura de lazer, com piscina, mini-zoológico e pomar, entre outros.

São Bento do Sapucaí

Quer conhecer as cachoeiras e belezas da região de São Bento do Sapucaí com o máximo de conforto? Existem bons hotéis fazenda nos arredores da cidade, em diferentes faixas de preço.

A Hospedaria Vida na Roça é uma boa alternativa para quem procura diárias baratas, mas não quer perder a chance de curtir a vida no campo em um bom hotel fazenda.

As acomodações do Botanique Hotel & Spa, por sua vez, são bastante luxuosas, escondidas em meio às montanhas, permitindo que o viajante tenha bastante contato com a natureza sem abrir mão do conforto.

São Francisco Xavier

Apenas 50 km separam a badalada Campos do Jordão da pacata São Francisco Xavier, muitas vezes escolhida como cidade-base por viajantes que querem conhecer a Serra da Mantiqueira sem gastar muito com hospedagem.

Isso significa que é possível encontrar hotel fazenda na Serra da Mantiqueira mais barato em São Francisco Xavier do que na cidade vizinha.

Já imaginou ficar em um hotel que tem seu próprio riacho e várias quedas d’água? Você pode gostar do Vila Santa Bárbara.

A Fazenda Monte Verde A Morada do Muriqui surpreende pela estrutura completa, com piscinas ao ar livre, sauna e cachoeira dentro do terreno.

Os Chalés Boa Vista, por sua vez, ficam “encravados” na Serra da Mantiqueira, na estrada para Camanducaia, a 14 km do centro de São Francisco Xavier.

Monte Verde 

Uma das localidades mais frias do Brasil, Monte Verde é um distrito charmoso que pertence à cidade de Camanducaia, no sul de Minas Gerais, pertinho de São Francisco Xavier.

A região também é um prato cheio para quem quer se hospedar em hotéis fazenda, com uma grande variedade de estabelecimentos nos arredores da cidade e fácil acesso ao centrinho.

O Fazenda Hotel Itapuá é um dos mais disputados, com acomodações 4 estrelas, piscina panorâmica, spa e outras comodidades. O local oferece vista para o Pico do Selado, um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira.

O maior diferencial da Fazenda Estância Monte Verde é seu excelente restaurante de comida mineira, bem como as acomodações espaçosas, ideais para quem viaja em família.

O Hotel Fazenda Floresta Negra fica em uma região exuberante, cercada por bosques, e oferece o regime de alimentação all inclusive, para que você não precise deixar a boa estrutura do hotel nem mesmo para o jantar!

Gonçalves

A cidade de Gonçalves, no sul de Minas, encontra um grande trunfo turístico na altitude elevada, acima de 1.450 metros. 

Ao redor do município, estão instalados bons hotéis fazenda com vista da montanha, como o Fazenda das Rosas Casa de Charme, famosa pelas diárias econômicas.

Quer ficar em um ambiente rústico e bem decorado, para se sentir em casa mesmo longe? Você pode gostar da Pousada Trem das Flores, que oferece chalés em meio à natureza perto de cachoeiras e trilhas ecológicas.

Bueno Brandão

A simpática Bueno Brandão fica bem na divisa de Minas Gerais e São Paulo, em uma região rodeada por cachoeiras, riachos e belas paisagens montanhosas.

O município também dispõe de uma rede hoteleira robusta, que oferece boas alternativas para os viajantes que querem ficar em um hotel fazenda na Serra da Mantiqueira.

O Hotel Fazenda Terra Dos Sonhos, localizado a 13 km do centro da cidade, é um dos mais disputados de Bueno Brandão. O local oferece acomodações confortáveis e arejadas, com vista da serra.

Quer desfrutar de atrações de turismo de aventura, como tirolesa? A Fazenda Parque Dos Sonhos pode ser a acomodação ideal para as suas férias, a 8 km do centro turístico da cidade.

A Pousada Cachoeira dos Luís tem chalés charmosos em meio à natureza, com direito a cachoeira particular. O estabelecimento fica entre Bueno Brandão e a cidade de Munhoz, e oferece tarifas econômicas.

Delfim Moreira

Quem procura hospedagem no pé da serra e faz questão de conforto encontra excelentes alternativas em Delfim Moreira, no sul de Minas.

O Hotel Fazenda Boa Esperança, por exemplo, tem chalés espaçosos em um terreno com estrutura completa de lazer, incluindo piscinas, cachoeiras, jardins e restaurante próprio.

A Pousada Fazenda Lageado fica em uma região cercada por mata, em meio aos morros da Serra da Mantiqueira, com fácil acesso aos principais pontos turísticos, piscina ao ar livre e acomodações aconchegantes.

A alternativa mais econômica para quem quer ficar em um hotel fazenda na Serra da Mantiqueira é o Hotel Fazenda das Montanhas, com ampla área de lazer e pesqueiro por tarifas que cabem no bolso.

Passa Quatro

A cidade de Passa Quatro é um bom destino para quem está pesquisando hotel fazenda em Minas Gerais na Serra da Mantiqueira. O pacato município fica próximo à divisa com São Paulo, localizado em uma região de beleza natural exuberante.

O Hotel Fazenda Recanto dos Pinheiros tem estrutura rural completa, com curral, pomar, área para pesca e até riacho: tudo para fazer você sentir o gostinho da vida no campo.

Quem gosta de hospedagens glamourosas pode curtir o requintado Hotel Recanto das Hortênsias, que dispõe de várias piscinas — incluindo com vista panorâmica para a montanha —, além de restaurante próprio.

O 5 estrelas Mira Serra Parque Hotel não fica para trás no quesito luxo, oferecendo spa, cinema, bares, restaurantes, piscinas, centro de bem-estar e outras comodidades, além de regime de alimentação all inclusive.

Penedo

Procurando um destino perto do Rio de Janeiro para recarregar as forças? Você pode gostar de Penedo, uma antiga colônia finlandesa na região serrana do estado, pertencente ao município de Itatiaia.

O distrito é bastante pacato e tem fácil acesso às atrações do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para curtir o clima rural na região, você pode gostar do Hotel Fazendinha, que tem acomodações em estilo chalé, restaurante próprio, piscinas ao ar livre e cobertas.

O Hotel Vivenda Penedo funciona em um casarão histórico, da década de 1920. Com chalés rústicos, ele tem banheira de hidromassagem, piscina, salão de jogos e belíssimos jardins, próximo à Cachoeira Três Bacias.

A Pousada Aconchegos Ile de France é uma das hospedagens rurais mais charmosas da cidade, com vista da montanha, acomodações bem iluminadas e uma ampla piscina ao ar livre.

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é dividida em três distritos que reúnem vários atrativos turísticos, como cachoeiras, trilhas, riachos e paisagens incríveis: Visconde de Mauá, Maromba e Maringá.

O Hotel Fazenda Pedra Selada é um dos mais luxuosos da região, com pesqueiro, passeios a cavalo, curral, pomar, piscinas, banheiras de hidromassagem e acomodações bem decoradas.

Com um clima mais intimista e requintado, a Pousada Fazenda do Mel parece cenário de filme hollywoodiano, com quartos elegantes em estilo rústico, cachoeira particular, piscina, banheiras privativas e estrutura completa de lazer.

Não quer comprometer o seu orçamento com diárias acima do ideal? Você pode curtir o Hotel Refazenda, que tem diárias a preços camaradas para acomodações aconchegantes.

Quais são os melhores hotéis na Serra da Mantiqueira próximos a Capivari?

Quer conhecer Campos do Jordão e, de quebra, ficar em um hotel fazenda na Serra da Mantiqueira? Existem boas opções com fácil acesso à região de Capivari, no centro turístico da cidade.

Você se importa com a localização, e não quer se preocupar com transporte a partir de Capivari? O Recanto São Cristóvão pode ser a hospedagem ideal para as suas férias.

Embora não fique em Campos do Jordão, e sim em São Francisco Xavier, a Fazenda Monte Verde A Morada do Muriqui também pode ser uma boa alternativa, com boa estrutura de lazer e fácil acesso a Capivari, além da cachoeira particular do hotel.

Como é a região nas proximidades da Serra da Mantiqueira?

Locais montanhosos, como é a região nas proximidades da Serra da Mantiqueira, são famosos pelo clima ameno, as paisagens a perder de vista e uma infindável sequência de morros e colinas.

Na prática, isso se traduz em belos cenários, por onde despontam cachoeiras, nascentes, bosques e outras belezas naturais.

Durante o inverno, essas regiões se destacam pelas temperaturas baixas e paisagens que parecem europeias, com cidades inteiras que desaparecem sob a espessa neblina.

Ou seja, ideal para curtir momentos aconchegantes em família ou com a pessoa amada em frente à lareira, desfrutando de bons pratos da gastronomia serrana.

Pesquise também sobre o seguro de viagem e as tranquilidades que ele traz! Custa menos do que um picolé por dia.

Seguro Viagem:
Brasil
GTA BRASIL 18 +COVID-19 GTA BRASIL 18 +COVID-19
Assistência médica R$ 18.000
Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
VC 80 Brasil VC 80 Brasil
Assistência médica R$ 80.000
Bagagem extraviada R$ 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 50 BRASIL COVID-19 AC 50 BRASIL COVID-19
Assistência médica R$ 50.000
Bagagem extraviada R$ 500
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Faça sua reserva agora!

Agora que você já sabe tudo sobre hotel fazenda na Serra da Mantiqueira, visite nosso site de buscas, El Quarto, para encontrar a acomodação ideal para suas férias no campo!

Reunimos os melhores estabelecimentos nos principais destinos turísticos nacionais e internacionais, para que você possa viajar muito sem sacrificar seu orçamento!

Faça sua cotação, compare preços, reserve sua acomodação e pague pela hospedagem com total comodidade, em um só site, com o auxílio do nosso time de especialistas em uma central de atendimento exclusiva!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.