Cidades da Espanha: conheça as mais bonitas e melhores para visitar!

24 maio 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Se você está planejando um roteiro pelas cidades da Espanha, este artigo foi feito sob medida para te ajudar! Montamos um guia com os melhores destinos espanhóis e tudo que você precisa saber sobre eles!

Esses lugares são carregados de história, cultura e, é claro, belíssimas paisagens, sem falar na gastronomia apreciada em todo o mundo.

De Madri a Barcelona, de Valência a Sevilha, existem destinos que não podem ficar de fora do seu roteiro, veja só!

Cidades da Espanha: descubra quais visitar durante a sua viagem!

Iberia para os gregos e Hispania para os romanos, o país tem história milenar e sempre exerceu um papel de protagonismo no cenário internacional. 

Essa rica história se reflete diretamente nas melhores cidades da Espanha para visitar.

O mapa do país é pontilhado por destinos que guardam traços góticos, árabes, islâmicos e renascentistas, incluindo igrejas suntuosas, museus listados entre os melhores do mundo e construções que remontam à Idade Média.

Por essas e outras, viajar pelo país é encontrar palácios, torres, fortalezas, castelos e praças majestosas, por onde você encontrará obras assinadas por grandes nomes, como Gaudí, Picasso, Goya, Velázquez, Miró e muitos outros.

Quais são as principais características da Espanha?

Quais são as principais características da Espanha?
Fonte: Pexels

As cidades da Espanha estão espalhadas por 505.990 km², divididos em 16 comunidades autônomas e duas cidades autônomas, Ceuta e Melilla: essas dimensões fazem do país ibérico o maior da Europa Meridional.

Localizada no Sudoeste Europeu, a Espanha divide a Península Ibérica com Portugal e tem um relevo riquíssimo, com belas praias banhadas pelo Atlântico e pelo Mediterrâneo, montanhas, planaltos e planícies.

A moeda oficial do país é o euro e sua economia é a quarta mais forte da União Europeia, atrás apenas de Alemanha, França e Itália. O PIB per capita é de 25.410 euros (em 2021).

As maiores cidades espanholas são a capital, Madri, e Barcelona, cujas regiões metropolitanas concentram mais de 15% dos 45 milhões de habitantes espanhóis.

Sevilha, Granada e Córdoba completam o ranking de grandes cidades espanholas, seguidas por Salamanca, Toledo e Valência, consideradas polos culturais de grande importância no país.

A língua oficial é o castelhano, mas existem mais de uma dezena de idiomas falados em diferentes regiões do país, como o catalão, o aranês, o galego, o basco e muitos outros.

Mapa das cidades da Espanha

Planejar uma viagem pelo território espanhol pode ser um grande desafio: o país tem mais de 1.000 km de extensão de leste a oeste (de Vigo a Girona) e mais de 830 km de norte a sul (de Gijón a Gibraltar).

Por isso, não se esqueça de conferir o mapa das cidades da Espanha antes de embarcar para planejar seus deslocamentos com mais eficiência!

Conheça as cidades da Espanha pagando pouco na hospedagem!

Conheça as cidades da Espanha pagando pouco na hospedagem!
Fonte: Hotel Clement Barajas

Você sempre sonhou em conhecer as cidades da Espanha, mas encontrou dificuldades com o orçamento da viagem? O El Quarto pode ser a solução para os seus problemas!

Nossa plataforma concentra milhares de acomodações nos principais destinos do mundo para levar até você preços exclusivos, que cabem no seu bolso.

Para fazer a sua pesquisa, basta digitar a cidade que você deseja visitar na barra de pesquisa e selecionar as datas da sua estadia. Depois, é só escolher a melhor oferta!

Você pode gerenciar suas reservas, encontrar opções com cancelamento grátis e até pagar suas diárias pelo site, em reais e sem incidência de IOF

Faça uma simulação e comece a planejar sua viagem com economia agora mesmo!

Quais as cidades mais importantes da Espanha?

Você provavelmente passará por ao menos uma das maiores cidades da Espanha durante o seu roteiro pelo país: Madri, Barcelona e Valência abrigam grandes aeroportos que recebem voos das principais cidades do mundo.

Muito além de serem porta de entrada, essas cidades também têm imensa importância para a cultura, arte, política, economia e gastronomia espanhola, como as grandes metrópoles que são.

Confira o que você encontra por lá!

Madri

Madri
Fonte: Pexels

Capital e maior cidade do país, Madri é também uma das cidades mais bonitas da Europa, repleta de construções históricas que representam o melhor da arquitetura ibérica.

A cidade fica no coração da Espanha e parece navegar com fluidez entre o tradicional e o moderno, como fica ainda mais claro em sua praça mais importante, a Plaza Mayor, cercada por belíssimos edifícios, como o Palácio Real, onde vive o rei.

É também nessa região que fica o Museu Arsenal Real, cujo acervo guarda armas icônicas e de grande importância histórica para o país.

Museu, aliás, é o que não falta na capital espanhola, endereço de instituições de renome mundial, como o Museu do Prado, o Museu Arqueológico da Espanha, o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia.

Você também não pode deixar de conhecer os Jardins do Retiro de Madri, uma área verde cheia de belezas, que recebe os principais festivais locais no verão.

Barcelona

Capital da Catalunha e uma das cidades mais importantes da Espanha, Barcelona é um verdadeiro museu a céu aberto que não economiza em atrações para encantar seus visitantes.

Além das obras do arquiteto Antonio Gaudí espalhadas por toda a cidade, você poderá conhecer o magnífico Templo da Sagrada Família, o Museu de Picasso, as Casas Milà e Batlló e muitos outros atrativos incríveis.

Vale a pena dedicar um dia inteiro para conhecer as atrações do Parque Güell, um dos pontos turísticos mais disputados da Europa.

Se você gosta de esportes, inclua o lendário Camp Nou, estádio oficial do Barcelona, em seu roteiro pela cidade.

Valência

Maior centro urbano na costa sudoeste do país, Valência é uma das cidades turísticas da Espanha mais apaixonantes e imperdíveis.

Moderna e cosmopolita, a cidade abriga inúmeros arranha-céus modernos e edifícios futuristas, incluindo o aquário L’Oceanogràfic e o complexo Cidade das Artes e das Ciências.

O destino é também indicado para quem deseja conhecer as praias espanholas, como a Playa de la Malvarrosa, uma das mais bonitas do mundo.

Quem curte atividades culturais não pode perder as imponentes Torres de Serranos e uma visita guiada pela Catedral de Valência.

Quais as cidades mais bonitas da Espanha?

Quais as cidades mais bonitas da Espanha?
Fonte: Pexels

Embora suas grandes cidades tenham muitas atrações e toda a estrutura que se espera de metrópoles modernas, é inegável que as menores cidades espanholas também sejam destinos turísticos fantásticos.

Em lugares como Marbella, Córdoba e Toledo, a cultura local parece muito preservada e ainda mais interessantes para quem deseja conhecer como vivem os espanhóis no dia a dia.

Essas cidades carregam heranças milenares que se refletem nos hábitos, na gastronomia, na cultura e na arquitetura: que tal incluir algumas delas em seu roteiro?

Confira quais as principais cidades da Espanha para visitar!

Marbella

A pequenina Marbella é uma das joias da Andaluzia, localizada a pouco mais de 200 km de Málaga, onde a natureza foi generosa e a história segue viva em construções antigas espalhadas por todos os cantos!

A cidade fica na costa mediterrânea do país e abriga 27 quilômetros de praias paradisíacas, com águas azul-turquesa e areia branquinha.

Essas belas praias atraem milhares de turistas todos os anos, incluindo famosos como Sean Connery e Madonna, o que também significa que você encontrará uma vida noturna agitada, com atrações para todos os gostos.

Córdoba

Córdoba
Fonte: Pixabay

Uma das cidades mais bonitas da Espanha, Córdoba é tudo aquilo que se pode esperar de uma genuína cidade da Andaluzia: histórica, charmosa e cheia de atrativos imperdíveis!

A cidade é rodeada por muralhas que existem desde a Idade Média e ficou conhecida por suas casinhas brancas, com pátios bonitos e muito floridos, distribuídas por todas as regiões. Alguns deles estão até abertos ao público.

Durante o seu roteiro pela cidade, não deixe de conhecer a esplendorosa Catedral de Córdoba, a Igreja dos Capuchinhos e o centro histórico, onde existem museus, restaurantes, cafés e muitas lojas.

Toledo

Antiga capital espanhola, Toledo é uma cidade medieval que já testemunhou grandes momentos da história do país, como a ocupação árabe que durou mais de sete séculos.

Na prática, isso significa que essa cidade vizinha de Madri pode ser o destino perfeito para quem gosta de história!

Toledo fica no alto de uma colina, às margens do rio Tejo, e foi protegida ao longo dos séculos por uma robusta muralha, da qual ainda restam alguns trechos.

O Alcázar de Toledo é um dos melhores lugares para aprender mais sobre o passado da cidade, que também é o endereço de várias construções nos estilos gótico e árabe.

O Mosteiro de São João dos Reis merece um espaço no seu roteiro, assim como a suntuosa Catedral de Toledo e a Ponte de San Martín.

Qual a melhor cidade para se morar na Espanha?

Qual a melhor cidade para se morar na Espanha?
Fonte: Pexels

Estima-se que quase 6 milhões de estrangeiros (incluindo mais de 100 mil brasileiros) vivam na Espanha, o que pode ser explicado pela alta qualidade de vida no país europeu.

A segurança e os baixíssimos níveis de criminalidade estão entre os principais incentivos para imigrantes, além da saúde pública de qualidade, refletida em uma expectativa de vida de 83 anos, uma das mais altas do mundo.

Além disso, o país também é o endereço de instituições de ensino renomadas, por onde passam mais de 70 mil estudantes estrangeiros por ano.

Se você sempre sonhou em morar na Europa, vale a pena conhecer as melhores cidades da Espanha para viver!

Bilbao

Maior cidade do País Basco, Bilbao abriga um dos museus mais famosos do mundo, o Museu Guggenheim, e várias instituições ligadas ao mundo das artes.

Você também poderá conhecer a região histórica de Casco Viejo, as construções antigas da Plaza Nueva e da Plaza Mouya, o mercado portuário La Ribera e a belíssima Basílica de Begoña, uma das mais importantes igrejas góticas do país.

Se você gosta de museus, inclua o Museu de Belas Artes de Bilbao, o Museu Basco de Euskal e o Museu Marítimo Ria de Bilbao.

Para conhecer a cidade de um ponto de vista privilegiado, visite a Torre Iberdrola 360, que abriga um mirante panorâmico a mais de 165 metros de altura.

Zaragoza

Capital da região de Aragão, Zaragoza é uma cidade em que as culturas árabe e cristã parecem conviver em harmonia, como a arquitetura local mostra.

Em uma simples caminhada pela cidade é possível conhecer edifícios icônicos em estilo mudéjar, de influência islâmica, como o Palácio de Aljafería, e em estilo gótico, como a Catedral de São Salvador.

Você também vai gostar de conhecer a Basílica de Nuestra Señora del Pilar e a Lonja de Zaragoza, o maior mercado popular da cidade.

Sevilha

Capital da dança flamenca e uma das melhores cidades para morar na Espanha, Sevilha é uma das cidades mais procuradas para turismo no país, e não é difícil entender por quê.

A capital andaluz é um importante polo cultural, como pode ser percebido em qualquer caminhada pelas ruas do bairro Triana, coração boêmio da cidade.

A história também tem seu lugar, especialmente nos arredores da Plaza de España e no milenar Castelo de Alcázar, uma das construções mais importantes do período mouro no país.

Por fim, não deixe a Catedral de Sevilha fora do seu roteiro! A belíssima igreja gótica abriga os restos mortais do explorador Cristóvão Colombo e um minarete que oferece vista panorâmica da cidade!

O seguro viagem é obrigatório na Espanha!

Quem deseja conhecer as cidades da Espanha não pode se esquecer do seguro viagem, ou você pode acabar impedido de entrar no país! 

Afinal, a Espanha faz parte do Tratado de Schengen e exige o seguro viagem de todos os turistas!

Mais que uma exigência para conhecer o país ibérico, o seguro viagem pode ser o melhor amigo do viajante, pois oferece várias coberturas que podem salvar o seu bolso em caso de imprevistos durante sua viagem.

Dessa forma, se você for surpreendido por acidente ou doença, extravio de bagagem, cancelamento de voo, entre outras situações desagradáveis, basta acionar a seguradora para receber auxílio gratuito ou reembolso.

Você pode encontrar seguro viagem Espanha barato no buscador Seguros Promo, que reúne ofertas das melhores seguradoras do mercado!

Cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Aproveite as cidades da Espanha com economia!

Se você já está se preocupando com o orçamento da sua viagem, pode ficar tranquilo! É só reservar seu hotel no El Quarto para encontrar acomodações baratas para sua viagem pelas cidades da Espanha!

O ElQuarto reúne ofertas de hotéis, pousadas, hostels e resorts nos principais destinos do mundo a preços imbatíveis, incluindo estabelecimentos com cancelamento gratuito!

Aproveite para pagar suas diárias pelo site e em reais, sem incidência de IOF, para garantir ainda mais economia para a sua viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.