Cidades de Portugal: confira as principais, maiores e mais interessantes!

20 maio 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

De norte a sul, as cidades de Portugal estão listadas entre os principais destinos turísticos da Europa e não é difícil entender por quê.

O país tem uma história riquíssima, uma cultura apreciada em todos os cantos do mundo, gastronomia de excelência e muitas belezas naturais!

Vem conhecer um pouco mais sobre os principais destinos portugueses e quais lugares não podem ficar de fora do seu roteiro!

Cidades de Portugal: quais visitar durante a sua viagem?

Portugal é um dos maiores países da Europa e abriga cidades de todo tipo: lugares onde a neve é comum, regiões com praias, destinos com milhares de anos de história e muitos outros recantos incríveis!

Além disso, essas cidades são capazes de te surpreender com sua boa infraestrutura, seus tesouros, costumes e gastronomia, sem falar nas muitas similaridades que dividem com o próprio Brasil.

Para te ajudar a escolher as principais cidades para visitar em Portugal, fizemos uma seleção com os melhores destinos portugueses e o que esperar da sua visita. 

Nossa lista inclui destinos já consagrados, como Lisboa, Porto e Coimbra, e cidades ainda relativamente desconhecidas para os brasileiros, como Setúbal, Faro e Sintra. Veja só!

Quais são as cidades de Portugal?

Quais são as cidades de Portugal?
Fonte: Pexels

Existem 308 cidades em Portugal, espalhadas pelos mais de 92 mil km² de área do país europeu, como Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu.

O mapa do país está dividido nas regiões Norte, Algarve, Centro, Alentejo, Lisboa, bem como nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Também é comum encontrar o país dividido em distritos, que seriam o equivalente aos estados brasileiros e recebem o nome de suas maiores cidades.

São eles: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja, Évora, Portalegre e Faro.

Mapa de Portugal com cidades

Uma das dicas para explorar o país com mais eficiência é planejar bem seu roteiro de viagem. Assim, você pode escolher uma cidade-base e conhecer destinos nos seus arredores com mais comodidade e conforto.

De Lisboa, por exemplo, fica fácil conhecer Sintra e Cascais em um bate-volta, enquanto Porto oferece fácil acesso a Guimarães e Braga.

Para te ajudar a montar o seu roteiro, destacamos o mapa das cidades de Portugal!

Se hospede nas cidades de Portugal pagando pouco!

Se hospede nas cidades de Portugal pagando pouco!
Fonte: Hotel

Você sabia que Portugal está entre os destinos mais baratos da Europa? Por essas e outras, quase 1 milhão de brasileiros visitam as terras lusitanas todos os anos!

Melhor ainda: é possível economizar ainda mais ao conhecer as cidades de Portugal se você garantir sua hospedagem no El Quarto!

Basta visitar o buscador e digitar a cidade que você quer conhecer na barra de pesquisa. Depois, é só selecionar as datas de estadia e clicar em pesquisar. 

Em seguida, nossa plataforma vai te mostrar as melhores ofertas de hospedagem no destino escolhido!

Isso só é possível porque o El Quarto reúne milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo, o que garante preços exclusivos, condições de pagamento simplificadas e até opções com cancelamento gratuito!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar Portugal pode caber no seu bolso!

Principais cidades de Portugal

Você gosta de destinos consagrados, que já têm reputação de receber muito bem seus visitantes? Então prepare-se para conhecer algumas das melhores cidades de Portugal para visitar!

Nossa seleção inclui a capital, Lisboa, e grandes polos regionais, como Coimbra e Porto, além de destinos de turismo religioso e até cidades com praia. Confira!

Lisboa 

Capital, lar de meio milhão de pessoas e uma das melhores cidades de Portugal para se viver, Lisboa é o destino mais visitado do país, por onde passam quase 5 milhões de turistas todos os anos.

A cidade é linda e cheia de atrações incríveis, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Castelo de São Jorge, que combinam arquitetura, história e cultura para conquistar os visitantes!

E ainda existem excelentes restaurantes espalhados por toda a cidade, como o Alma e o Feitoria, listados entre os melhores do mundo.

Porto 

Porto
Fonte: Pixabay

Sinônimo de história e gastronomia, Porto é considerada uma das melhores cidades de Portugal para viver e conhecer, além de ter sido eleita por três vezes o melhor destino turístico da Europa.

Cortada pelo famoso rio Douro, a cidade é conhecida por seu tradicional vinho, um dos melhores do mundo, e sua gastronomia impecável.

Depois de conhecer as caves de vinho e os excelentes restaurantes do Porto, você poderá visitar atrações fantásticas, como a Ponte Luís XV e o Cais da Ribeira, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco!

Se sobrar um tempinho no seu roteiro, que tal aproveitar para conhecer a pitoresca Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro?

Coimbra 

Casa da primeira universidade do país e uma das principais cidades de Portugal, Coimbra é um destino que mistura a jovialidade de um importante polo universitário à sua riquíssima história, que remonta às origens portuguesas.

Instalada sobre uma colina com vista do vale do Mondego, a antiga capital do país guarda resquícios da ocupação moura no século VIII e vários exemplares da arquitetura portuguesa, como igrejas, palácios e monumentos.

O calendário local é também cheio de atrações, sobretudo festivais e eventos culturais que movimentam o grande público universitário local e atraem visitantes de todos os cantos do país.

Com mais de 700 anos de história, a Universidade de Coimbra é uma atração imperdível, assim como o Arco de Almedina, a Sé Velha, a Sé Nova e o Mosteiro de Santa Cruz.

Braga

A mais antiga entre as cidades portuguesas, Braga foi fundada pelos celtas no século II a.C. e, desde então, dispõe de certo protagonismo na Península Ibérica.

Eleita Capital Europeia da Juventude, essa cidade universitária tem um centro histórico cheio de tesouros, como a Igreja de São Marcos e a Praça do Castelo, sem falar na barroca Igreja de Bom Jesus do Monte, localizada no alto de uma colina.

O melhor de tudo é que Braga fica a menos de 1 hora de Porto: distância perfeita para um bate-volta!

Sintra 

Sintra
Fonte: Pixabay

Considerada por muitos a cidade mais bonita de Portugal, Sintra fica pertinho de Lisboa e do Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa.

A cidade é tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco por conta de seus castelos, palácios e monumentos que dão um ar medieval a suas ruas de pedra.

Entre as atrações imperdíveis de Sintra estão o complexo da Quinta da Regaleira, o Palácio Monserrate, o Palácio Nacional, o Castelo dos Mouros e o colorido Palácio da Pena.

Fátima

Fátima se firmou entre as principais cidades para visitar em Portugal por ter sido ali, supostamente, que ocorreram as aparições de Nossa Senhora de Fátima a três pastorinhos, em 1917.

O apelo religioso passou a fazer parte da essência da cidade, hoje um dos destinos mais procurados por católicos no mundo inteiro, por onde passam mais de 6 milhões de turistas por ano.

As principais atrações estão concentradas no Santuário de Fátima e você conseguirá visitar praticamente tudo a pé, como as Basílicas de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade e a Capela das Aparições.

Qual a melhor cidade para se viver em Portugal?

Além de ser um importante destino turístico, Portugal é também um país bastante procurado por intercambistas e imigrantes que sonham com uma vida melhor.

Estima-se que mais de 600 mil estrangeiros vivam no país, o que representa cerca de 7% da população portuguesa.

E o que explica esse interesse nas cidades de Portugal para morar e trabalhar? Qualidade de vida, segurança, educação e muitos outros atrativos indiscutíveis!

Se você sempre sonhou em viver na Europa ou simplesmente está curioso para saber como se vive no país lusitano, confira nossa seleção de melhores cidades portuguesas para morar!

Cascais 

Cascais
Fonte: Pixabay

Um dos principais destinos de praia do país e uma das melhores cidades de Portugal para viver, Cascais é um lugar que combina o que há de melhor no passado e no presente do país.

Essa antiga vila de pescadores é repleta de castelos, palácios e construções coloridas, que tornam a paisagem fotogênica, banhada pelo rio Tejo e pelo Atlântico, pertinho de Lisboa.

Quem gosta de um bom banho de mar não pode deixar de visitar as praias de Tamariz, de Carcavelos e da Rainha

Prefere passeios históricos? Você pode se encantar com a Casa das Histórias Paula Rego e o interessante Museu Condes de Castro Guimarães.

Évora 

Quem deseja visitar os principais lugares históricos em Portugal não pode deixar Évora de fora do seu roteiro de viagem.

É nessa cidade a 1h30 de Lisboa que ficam as ruínas do Templo Romano de Évora, do século I, além do monumento pré-histórico Cromeleque dos Almendres.

Além disso, você também pode se surpreender com a curiosa Capela dos Ossos e o suntuoso Templo de Diana, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Guimarães 

Pequena e pitoresca, a charmosa cidade de Guimarães pode passar despercebida pelo viajante desavisado, mas não se engane: estamos falando de um dos lugares mais imperdíveis de Portugal!

A cidade é considerada o berço da civilização portuguesa, onde cada esquina guarda um castelo, palácio ou monumento, como o Paço dos Duques de Bragança, o Largo da Oliveira e a Igreja da Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.

A principal atração local é o Castelo de Guimarães, onde o primeiro rei de Portugal, dom Afonso Henriques, lutou a batalha que culminou na expulsão dos galegos da região.

Setúbal 

Setúbal
Fonte: Pixabay

Além de ficar pertinho do Parque Nacional da Arrábida, onde estão algumas das praias mais bonitas da Península Ibérica, Setúbal é também uma das melhores cidades para viver em Portugal, famosa pela qualidade de vida e pelo cenário econômico próspero.

A cidade, que fica a menos de 1 hora de Lisboa, tem tradição no mercado pesqueiro e abriga um dos portos mais importantes do país, o que gera muitas oportunidades de trabalho.

Os visitantes também encontram por ali belíssimas praças, palácios incríveis e jardins que colorem o horizonte de verde.

Durante sua visita, que tal dar um mergulho refrescante nas praias da Figueirinha, do Pego, de Troia, da Comporta, dos Coelhos ou de Galapinhos?

Aveiro 

Carinhosamente chamada de “Veneza portuguesa”, Aveiro é uma bela cidade cortada por casas coloridas e canais fluviais por onde navegam barcos chamados moliceiros, que carregam os turistas entre as atrações mais famosas.

Um dos principais cartões-postais do país, a cidade fica pertinho de Porto e Coimbra, abriga a pitoresca vila de Costa Nova e é o endereço do Museu da Vista Alegre, considerado o lugar de criação do famoso azulejo português.

Aveiro é também a casa de uma das maiores universidades do país, o que significa que você encontrará por lá tudo o que existe em um centro urbano desenvolvido, como bares, restaurantes, comércio e festas animadas.

Faro 

Quer conhecer cidades de Portugal com praia? Você não vai se arrepender de incluir Faro em seu roteiro de viagem!

Capital e principal cidade do Algarve, Faro tem um centro histórico lindo, praias paradisíacas (como Tavira, Carvoeiro e Benagil) e fácil acesso ao Parque Natural da Ria Formosa, uma das principais reservas da vida marinha da Europa.

Aproveite sua visita para conhecer a Igreja do Carmo, o Palácio de Estoi e o esplendoroso Fórum de Algarve.

Seguro viagem obrigatório para Portugal!

Para conhecer as principais cidades de Portugal, você precisará contar com a proteção de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, item obrigatório para qualquer turista que desembarca no país europeu.

Mais que uma exigência das autoridades locais, o seguro viagem é importantíssimo, pois assegura uma série de coberturas que podem salvar seu bolso em caso de imprevisto.

Entre as proteções garantidas em apólice estão cobertura médica e odontológica, auxílio farmacêutico, seguro por morte ou invalidez, seguro bagagem e até auxílio em caso de cancelamento ou atraso de voo.

O melhor de tudo é que essa tranquilidade não precisa pesar no seu bolso: é só adquirir seu seguro viagem mais barato no buscador Seguros Promo.

Você só precisa selecionar o destino e o período da viagem para acessar as melhores ofertas e coberturas oferecidas pelas principais seguradoras do mercado. Dá até para usar uma ferramenta comparadora para facilitar sua escolha!

Se alguma dúvida surgir durante a sua pesquisa, você pode contar com a assistência de nossos especialistas em uma central de atendimento exclusiva!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Hospedagens em promoção em diversas cidades de Portugal!

Não deixe para planejar sua viagem para as cidades de Portugal em cima da hora! 

Visite agora mesmo o El Quarto para garantir suas reservas de hospedagem nos melhores destinos do país sem comprometer suas finanças!

O ElQuarto te auxilia em todas as etapas do seu planejamento, desde a pesquisa de preços até o pagamento das diárias, online e em reais, sem incidência de IOF para assegurar ainda mais economia para a sua viagem.

Faça agora mesmo uma simulação gratuita e comece a planejar uma viagem inesquecível para Portugal com a economia que você merece!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.