Ilhas do Caribe: conheça as atrações imperdíveis!

11 mar 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Não é exagero dizer que as ilhas do Caribe estão entre os destinos dos sonhos de milhões de pessoas mundo afora.

A região é formada por praias de beleza ímpar, mar azul-turquesa, areia branca e muitas belezas naturais, além de cidades históricas que ajudam a explicar as origens do continente americano.

Difícil mesmo é escolher qual destino caribenho vai entrar para o seu roteiro de viagem: são 17 países e mais de 7.000 ilhas à sua espera na região.

Mas não precisa se preocupar, porque reunimos os melhores destinos da região para facilitar a sua escolha! Vamos lá!

Ilhas do Caribe: conheça as melhores!

Ilhas do Caribe: conheça as melhores!
Fonte: Freepik

As ilhas do Caribe não estão apenas entre os destinos mais cobiçados do planeta, mas também entre os mais versáteis, com opções de lazer e entretenimento para todos os gostos.

Tem opção para quem busca agito e badalação, assim como alternativas para os viajantes que querem descansar, relaxar e recarregar as energias. 

Em comum, os destinos da região têm praias e ilhas que muitas vezes parecem bonitas demais para ser verdade, com suas areias brancas e seu mar azul-turquesa que não podem ser descritas de outra forma senão paradisíacas.

A toda essa beleza natural se soma uma infraestrutura que, salvo poucas exceções, consegue atender a todas as necessidades dos turistas, com uma excelente seleção de restaurantes, hotéis, boates e lojas para todos os gostos.

Quer saber mais? Confira as dicas que reunimos para você aproveitar ao máximo a sua visita às ilhas caribenhas!

Onde fica o Caribe?

Antes de fazer as malas, é importante descobrir onde fica o Caribe no mapa. Assim vai ficar mais fácil decidir qual o destino mais viável e como chegar até lá.

Quando falamos de Caribe, Caraíbas ou América Caribenha, estamos nos referindo à mesma região, situada entre as Américas do Sul, Central e do Norte, banhada pelo Mar do Caribe (também conhecido como Mar das Antilhas).

A região também é eventualmente chamada de Índias Ocidentais por um motivo curioso: quando os europeus chegaram a essa área pela primeira vez, acreditaram ter descoberto uma nova rota para a Índia. 

Mapa do Caribe

Por mais que as ilhas caribenhas tenham fama de serem bem pequenas, a região do Caribe, em si, é imensa. São nada menos que 2.754.000 km² de área e mais de 7.000 ilhas!

Está planejando uma viagem pela região? Não deixe de conferir o mapa das ilhas do Caribe! 

Quando ir para o Caribe?

Se você está visitando as ilhas do Caribe, chances são de que sua intenção é curtir as famosas praias paradisíacas da região, certo? 

Nesse caso, a melhor alternativa é viajar nos meses menos chuvosos, para aproveitar tudo que o Mar do Caribe tem a oferecer sem se preocupar com as intempéries do clima.

Entre os meses de junho e novembro acontece a temida temporada de furacões, que certamente pode frustrar seus planos de viagem. 

Por isso, a melhor época para conhecer a região vai de dezembro a maio, quando as chances de tempestades tropicais e furacões são mínimas.

Se você só tem disponibilidade para viajar entre junho e novembro, nem tudo está perdido. 

Algumas regiões caribenhas, especialmente mais ao sul do Mar do Caribe, como Aruba e Curaçao, ficam fora do corredor de furacões e podem ser visitadas em qualquer época do ano.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quais são as ilhas do Caribe?

Apontar cada uma das milhares de ilhas do Caribe é uma missão quase impossível, então é mais prático focar nas maiores ilhas e territórios independentes. Confira!

  • Antígua e Barbuda
  • Bahamas
  • Barbados
  • Colômbia (San Andrés)
  • Cuba
  • Dominica
  • Guiana
  • Granada
  • Jamaica
  • Santa Lúcia
  • São Cristóvão e Neves
  • Ilha de São Domingos (República. Dominicana e Haiti)
  • Suriname
  • Trinidad e Tobago
  • Venezuela 
  • Ilhas Virgens

E não é só isso! A região também abriga alguns territórios ultramarinos ou de livre associação, vinculados a outras nações. São eles:

  • Anguilla
  • Aruba
  • Curaçao
  • Bermudas
  • Ilhas Cayman
  • Ilhas Granadinas
  • Guadalupe
  • Martinica
  • Monserrate
  • Países Baixos Caribenhos
  • Porto Rico
  • São Bartolomeu
  • São Martinho
  • São Vicente e Granadinas
  • Ilhas Virgens Britânicas

Encontre hotéis em diversas ilhas do Caribe aqui no El Quarto!

Encontre hotéis em diversas ilhas do Caribe aqui no El Quarto!
Fonte: Pxhere / CC0

Diferentemente do que muita gente pensa por aí, as ilhas do Caribe não são destinos inacessíveis ou caros demais. 

Pelo contrário, com o planejamento certo você pode curtir essa experiência inesquecível sem pesar no bolso!

Nessas horas, você pode contar com a plataforma do El Quarto, que reúne milhares de acomodações nos principais destinos caribenhos pelo melhor custo-benefício do mercado.

Utilize gratuitamente a pesquisa do El Quarto para encontrar hotéis, pousadas, hostels e resorts pelo menor preço e com condições facilitadas de pagamento.

Além de ter a oportunidade de pagar suas diárias em até 12 vezes sem juros, você pode pagar em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem!

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar o Caribe pode ficar mais barato do que você imagina!

Quais são as ilhas mais bonitas do Caribe?

Planejar uma viagem pelo Caribe é mais fácil do que você imagina. Difícil mesmo é decidir quais ilhas você vai incluir em seu roteiro de viagem!

Confira quais são as mais belas ilhas do Caribe! 

Aruba 

Um dos destinos caribenhos mais procurados por turistas norte-americanos, Aruba é um território holandês no sul do Caribe que pode ser visitado em qualquer época do ano.

A infraestrutura, em geral, é moderna, robusta e bastante eficiente: não faltam boas opções de hospedagem, restaurantes, lojas e agências turísticas à disposição do turista.

A capital, Oranjestad, foi fundada no final do século XVIII e ajuda a contar um pouco da história da exploração européia nas Américas com suas construções centenárias e seus excelentes museus.

Quem gosta de ter contato com a natureza pode gostar de visitar a reserva Philip’s Animal Garden e o Parque Nacional Arikok, que guardam espécies de plantas e animais que não existem em nenhum outro lugar.

Você gosta mesmo de praia? Eagle Beach é recomendada para quem quer relaxar, enquanto Andicuri e Dos Playa são praias perfeitas para a prática de esportes aquáticos.

Ilhas Turcas e Caicos 

Destino famoso entre milionários e celebridades, as Ilhas Turcas e Caicos combinam as belezas caribenhas a muito luxo, como é fácil de ser percebido em suas mansões e nos iates luxuosos que enchem as marinas.

A proximidade com os Estados Unidos (o arquipélago está a apenas 1h30 de Miami) e a excelente infraestrutura faz com que a região seja muito procurada por turistas norte-americanos.

É nas Ilhas Turcas e Caicos que está uma das praias mais bonitas do Caribe, Grace Bay, famosa por seu mar calmo, cristalino e azul-turquesa, que mais se parece uma grande piscina. 

A Long Bay Beach, por sua vez, é considerada um dos melhores destinos de kiteboard do mundo, atraindo milhares de praticantes do esporte todos os anos.

Enquanto Grand Turk é um destino popular entre mergulhadores graças aos arrecifes da região.

Cuba 

Cuba
Fonte: Pxhere / CC0

Uma das mais famosas (senão a mais) ilhas do Caribe, Cuba dispensa apresentações. O país guarda charme de outrora e oferece aos visitantes uma rica história, além de muitas praias paradisíacas, cercadas por recifes cheios de vida.

A capital, Havana, mais parece um museu a céu aberto com seus veículos antigos e suas construções coloniais que já testemunharam grandes momentos da história local.

A apenas 2 horas de viagem da capital fica a paradisíaca Varadero, península de águas cristalinas muito procurada por turistas norte-americanos.

Prefere uma experiência ainda mais exclusiva na ilha? Você não vai se arrepender de conhecer as luxuosas praias de Cayo Santa Maria, Cayo Coco e Cayo Guillermo.

St. Maarten 

A holandesa St. Maarten é o destino perfeito para quem gosta de badalação, agito e farra. A região é muito procurada por turistas jovens em busca de festa, especialmente por abrigar excelentes cassinos, bares e boates.

A ilha (cujo território é dividido com a França) tem mais de 40 praias seguras, calmas e cheias de belezas naturais.

A maior estrela da ilha é Maho Beach, considerada uma das praias mais bonitas do mundo por seu mar calmo, suas areias branquinhas e o Aeroporto Princesa Juliana, que fica à beira-mar e rende bons rasantes de aeronaves sobre a praia.

República Dominicana 

Quem procura praias baratas do Caribe para visitar pode gostar da República Dominicana, um dos destinos da região mais procurados por brasileiros.

Localizada na região das Grandes Antilhas, a ilha está entre as primeiras descobertas nas Américas: Cristóvão Colombo teria desembarcado por lá em 1492.

História à parte, a ilha é famosa por seus resorts com infraestrutura completa, que permitem que o turista só saia do hotel se quiser. Afinal, os estabelecimentos contam com praias privativas, boates, restaurantes e até shoppings.

Além da charmosa capital, Santo Domingo, vale a pena incluir a famosa Punta Cana em seus planos de viagem: são mais de 8 km de areia branquinha e mar azul-turquesa para deleite dos banhistas.

San Andrés 

Uma das ilhas do Caribe mais próximas do Brasil, a colombiana San Andrés é conhecida por seus resorts de luxo, que reúnem tudo que um turista pode precisar durante a estadia.

A ilha de San Andrés é livre de impostos, o que atrai muita gente em busca de comprinhas, e não decepciona quem gosta de festa em seus animados happy hours.

Se você preferir, pode até estender a sua viagem até a Ilha de Providência, a 4 horas de San Andrés, onde predomina o perfil mais rústico e sossegado, perfeito para descanso.

Bahamas 

Bahamas
Fonte: Pxhere / CC0

No meio do caminho entre Cuba e Estados Unidos ficam as ilhas Bahamas, um dos destinos mais famosos do Caribe.

O arquipélago é formado por mais de 700 ilhas, com destaque para New Providence, onde fica a capital, Nassau, e a Paradise Island, que reúne alguns dos maiores resorts das Américas.

Cove Beach, Paradise Beach e Atlantis Beach são frequentemente listadas entre as praias mais bonitas do Caribe, com águas perfeitas para a prática de mergulho e esportes aquáticos.

Barbados 

Mais oriental entre todas as ilhas do Caribe, Barbados é uma antiga colônia britânica com território bem pequeno, de apenas 34 km², mas uma seleção incomparável de belezas naturais.

Terra-natal da cantora Rihanna, o país é o endereço da famosa Crane Beach, que tem apenas 400 metros de extensão, mas surpreende com suas areias cor de rosa e suas águas calmas, protegidas por dois imensos penhascos.

Não deixe de visitar a capital, Bridgetown, para conhecer um pouco mais sobre a história da ilha, que já fez parte do império britânico e, até 2021, teve a Rainha Elizabeth II como chefe de estado.

Curaçao

Situada a apenas 70 km da costa da Venezuela, Curaçao é um dos destinos mais cobiçados por brasileiros no Caribe.

O território pertence aos Países Baixos e não economiza em belezas naturais, com praias de água cristalina em tons tão inacreditáveis de azul que até inspiraram a criação do famoso drinque curaçau blue.

Se você gosta dessa bebida, aliás, uma boa dica é visitar a destilaria Landhuis Chobolobo, onde essa delícia é produzida.

Em relação a praias, você vai gostar de conhecer Cas Abao, Kenepa Grandi e Porto Mari, onde o mar é tão calmo que até parece uma piscina!

Jamaica 

Uma das ilhas do Caribe mais conhecidas, Jamaica é um país coberto por florestas tropicais exuberantes, onde surgiu o reggae e o ícone mundial Bob Marley.

Por lá, você poderá escolher entre cachoeiras, caminhadas pela selva e, é claro, muitas praias paradisíacas.

A capital, Kingston, é o endereço do Museu do Bob Marley e da famosa praia de Port Royal, cenário de filmes famosos, como a saga Piratas do Caribe.

Entre os melhores destinos jamaicanos estão a famosa Montego Bay, Ocho Rios e Negril, considerada o berço do reggae.

Ilhas Virgens 

Ilhas Virgens
Fonte: Pxhere / CC0

Quando falamos de Ilhas Virgens, estamos nos referindo ao arquipélago dividido entre Reino Unido e Estados Unidos, ou Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Virgens Americanas.

Em comum, as ilhas da região têm areias brancas, densas florestas e mar calmo, com o inconfundível azul caribenho, além de uma incrível seleção com mais de 20 parques naturais.

Considerada um dos melhores pontos para a prática de mergulho com snorkel no mundo, as ilhas são cercadas por corais e recifes que explodem em vida.

Em ilhas como Tortola, Virgin Gorda, Jost Van Dyke e Anegada, você poderá conhecer vestígios históricos desde o tempo dos piratas, além de bons restaurantes, muitas lojas e, é claro, belas praias!

Qual a ilha mais rica do Caribe?

Pode ser que as ilhas do Caribe nem passam pela sua cabeça ao pensar em países ricos, mas não se engane: algumas das ilhas da região são mais ricas que muitos países maiores.

Considerando-se renda per capita média, Bermudas, Ilhas Cayman e Ilhas Virgens Britânicas formam o tripé milionário caribenho.

A título de exemplo, a renda média entre os 70 mil habitantes de Bermudas é de US$ 110 mil por ano! 

O país caribenho mais pobre, por sua vez, é o modesto Haiti, cuja renda per capita média por ano é de apenas US$ 10,5 mil.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

As melhores hospedagens das ilhas do Caribe estão aqui!

Já imaginou como seria realizar o sonho de conhecer as ilhas do Caribe sem comprometer toda a sua vida financeira? Com o El Quarto você pode!

O melhor buscador de hospedagem do Brasil te ajuda a encontrar hotéis, pousadas, hostels e resorts com diárias imbatíveis, que cabem no seu bolso.

E você pode contar com toda a comodidade que você merece: dá para comparar preços, reservar quartos (incluindo opções com cancelamento gratuito) e até pagar suas diárias em reais, sem aplicação de IOF, em um só lugar.

Faça uma simulação gratuita e aproveite para assinar a newsletter gratuita do El Quarto para receber novidades e descontos de até 50% em diárias nos melhores destinos do mundo!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.