Hotéis para crianças: não perca nossas dicas pra facilitar sua viagem!

29 nov 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

Encontrar bons hotéis para crianças pode ser difícil, pois o que não faltam são opções nos principais destinos do Brasil e do mundo. 

O setor hoteleiro reconhece a importância de oferecer serviços e estrutura diferenciados para quem viaja com crianças e tem se especializado em criar boas soluções para esse público.

O desafio é encontrar o melhor hotel para passar férias em família, com a segurança e a comodidade que você precisa para suas crianças.

Para te ajudar nessa tarefa, criamos um guia com tudo o que um bom hotel para crianças, bebês e famílias deve ter, com dicas para identificar a melhor alternativa para a sua viagem. Veja só!

Hotéis para crianças: dicas para uma super viagem em família!

Quem já saiu de férias com a família sabe bem: ficar em hotéis para crianças pode ser sinônimo de tranquilidade e comodidade para os pequenos e seus pais.

Esses estabelecimentos costumam oferecer estrutura de serviço sob medida para quem viaja com crianças: parquinho, sala de jogos, fraldário, piscina e até mesmo intensa programação de recreação infantil.

Em alguns casos, os pais podem deixar os filhos com monitores capacitados enquanto desfrutam de atividades turísticas mais “adultas” ou até mesmo participam de reuniões de negócio.

Assim, os adultos conseguem atingir o objetivo de sua viagem e os pequenos se divertem como merecem.

Nem todo hotel oferece esses serviços voltados para o público infantil, mas não se preocupe, pois reunimos algumas dicas que vão te ajudar a encontrar a melhor opção de hospedagem para a sua viagem em família.

O que bons hotéis para crianças precisam ter?

O que bons hotéis para crianças precisam ter?
Fonte: Pixabay

Quando um adulto procura um hotel, geralmente vai se preocupar com a estrutura dos quartos, a disponibilidade de estacionamento, estrutura de bem-estar e spa, espaços para práticas esportivas, entre outros elementos.

Na hora de reservar hotéis para crianças, porém, as prioridades mudam.

Os responsáveis pela reserva precisam se certificar de que estão escolhendo um hotel apropriado para crianças, com boa segurança, acomodações espaçosas, restaurantes com opções gastronômicas infantis, espaços para recreação e outros serviços.

Não se esqueça, ainda, de descobrir se o hotel oferece monitores ou equipes de recreação, playground coberto ou piscina aquecida, além de outros serviços que julgar necessário.

Confira o que não pode faltar nos melhores hotéis para ir com crianças!

Acomodações confortáveis e espaçosas

Pais e responsáveis, em geral, precisam de acomodações não apenas confortáveis, mas também espaçosas o suficiente para acomodar os pertences da família.

Os quartos precisam dispor de camas adicionais (ou espaço para sua instalação) para as crianças, preferencialmente sem carpete no chão para evitar crises alérgicas nos pequenos.

É preciso, ainda, oferecer algumas medidas de segurança, como grades nas janelas ou janelas que não se abrem, para evitar acidentes.

Estrutura apropriada para bebês

Em algumas situações, encontrar hotéis para crianças não é o suficiente: você também precisa se certificar de que o hotel escolhido oferece estrutura adequada para bebês se estiver viajando com crianças de colo.

Isso significa dispor de fraldário em áreas comuns e oferecer estrutura de cozinha (nem que seja apenas um micro-ondas) para aquecer mamadeiras e refeições. 

Se possível, procure por hotéis que disponibilizam estrutura ou serviço de lavanderia para lavar roupinhas, mantas e outros itens em caso de necessidade.

Restaurante com cardápio variado

Restaurante com cardápio variado
Fonte: Pxhere / CC0

Não é difícil achar hotel com restaurante, mas o restaurante do hotel que você escolheu oferece cardápio variado ou buffet infantil?

Crianças têm hábitos alimentares diferentes dos adultos. Muitas vezes podem preferir alguns pratos em detrimento de outros, sobretudo em quantidades menores.

Hoje em dia, boa parte dos estabelecimentos de hospedagem reconhecem essas necessidades excepcionais e oferecem alternativas para crianças.

Em alguns hotéis é possível até mesmo encontrar horários alternativos para refeições com crianças, como almoço a partir das 11h e jantar servido a partir das 18h.

Uma boa área de recreação

Os melhores hotéis para crianças oferecem uma boa área de recreação para que os pequenos se divirtam muito e, de quebra, gastem sua energia antes de ir para a cama.

Mesmo que você não planeje passar muito tempo no hotel, vale a pena garantir que o estabelecimento que você reservou disponha de brinquedos, ou piscina (especialmente com toboágua).

Dessa forma, você sempre terá uma alternativa para entreter as crianças, sobretudo em dias frios ou chuvosos.

Não se esqueça de consultar as condições de segurança dos espaços de recreação, o estado dos brinquedos e se há presença de salva-vidas nas piscinas.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Programação especial para os pequenos

Você não vai se arrepender de reservar um hotel que ofereça programação infantil especial, sobretudo no período da noite.

Muitos estabelecimentos oferecem serviços com monitores, além de cinema, programação de férias, aulas de esportes ou danças, oficinas de culinária e artesanato, entre outras atividades específicas para os pequenos.

Fique atento para evitar surpresas na hora do check-out, pois algumas atividades podem ser cobradas separadamente.

Onde encontrar bons hotéis para crianças?

Onde encontrar bons hotéis para crianças?
Fonte: Unsplash

Encontrar bons hotéis para crianças fica mais fácil se você souber onde procurar. Por essas e outras, não reserve sua hospedagem antes de fazer uma pesquisa no Elquarto!

O melhor site de buscas do Brasil reúne milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo estabelecimentos com estrutura especial para crianças.

A plataforma exclusiva do ElQuarto permite a comparação de preços, reserva de quartos e até pagamento das diárias online, com praticidade e economia.

Melhores destinos nacionais para viajar com crianças

Escolher os melhores hotéis para crianças é apenas uma etapa do seu planejamento de viagem. 

Você também não pode se esquecer de escolher um destino adequado para sua viagem com os pequenos.

Nesse sentido, a notícia é boa: você não precisa ir muito longe para encontrar os melhores lugares para férias em família.

Confira nossas sugestões de melhores destinos nacionais para viajar com crianças!

Barra de São Miguel, Alagoas

Não tem como errar em viagens com a família para a praia, ainda mais se a praia é bonita, segura e de mar calmo, como Barra de São Miguel, em Alagoas.

A orla da cidade é protegida por uma imensa barreira de corais que garante mar calmo e quase sem ondas em qualquer época do ano, perfeito para quem está viajando com crianças e não quer saber de mar bravo.

Os viajantes ainda podem usufruir de excelente infraestrutura de praia, com várias barracas, banheiros, estacionamentos e até parquinhos infantis à beira-mar.

O destino fica a apenas 30 km de Maceió, o que significa que você pode desembarcar no aeroporto da capital alagoana e finalizar o trajeto sem muitas dificuldades por terra.

Se você estiver viajando de carro, aproveite para estender seu roteiro até a paradisíaca Praia do Gunga e à belíssima Praia do Francês.

Beto Carrero World, Santa Catarina

Beto Carrero World, Santa Catarina
Fonte: Hvl / Wikimedia Commons / CC BY 4.0

Nada melhor para uma viagem com crianças do que um parque, certo? Ainda mais no caso do maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina!

O parque ocupa uma área de mais de 14 km² com centenas de atrativos, incluindo montanhas-russas, brinquedos aquáticos, atrações radicais e uma ampla praça de alimentação.

Depois de se divertir no Beto Carrero, você poderá curtir as ótimas praias da região e arredores, como as praias Piçarras, Vermelha e da Paciência.

O melhor de tudo é que existem vários hotéis com excelente infraestrutura para famílias com crianças instalados nas proximidades do parque. A maioria deles, inclusive, oferece traslado gratuito para o Beto Carrero World.

Beach Park, Fortaleza

Que tal encontrar hotéis para crianças para visitar o maior parque aquático do Brasil? 

O Beach Park, em Fortaleza, é um destino perfeito para famílias, pois oferece diversão para crianças e adultos de todas as idades.

O complexo fica à beira-mar e abriga dezenas de atrações, como piscinas, rampas aquáticas e brinquedos radicais, incluindo o Insano, um toboágua com mais de 41 metros de altura.

Para crianças mais velhas, recomenda-se uma visita aos brinquedos Atlantis, Ramubrinká e Hupa & Hopa. 

Se você está viajando com crianças pequenas, vai gostar dos espaços temáticos Arca de Noé e Ilha do Tesouro, além de atrações tranquilas como Aquababy e Aquacirco.

Caldas Novas, Goiás

A combinação de brinquedos, piscinas e calor pode ser simplesmente inesquecível para uma viagem em família. 

Nesse sentido, Caldas Novas, em Goiás, deve ser considerada para o seu roteiro de férias com crianças!

O maior balneário hidrotermal do Brasil abriga mais de uma dezena de parques aquáticos em diferentes estilos e faixas de preço.

Em comum, esses estabelecimentos têm infraestrutura robusta, com tudo que você precisa para se divertir em família, incluindo piscinas aquecidas e cobertas, que oferecem diversão até em dias chuvosos.

Além disso, boa parte desses hotéis dispõe de equipe de recreação que oferece programação de atividades infantis durante o ano inteiro, especialmente nos períodos de férias!

Melhores destinos internacionais para viajar com crianças

Melhores destinos internacionais para viajar com crianças
Fonte: Avanti Palms Resort

Você também pode encontrar excelentes hotéis para crianças nos principais destinos internacionais. 

Confira a nossa seleção de lugares no exterior indicados para viagens com crianças!

Orlando, Estados Unidos

O que pode ser melhor do que encontrar hotéis para crianças na cidade que você vai visitar? 

Encontrar hotéis com estrutura adequada para crianças perto do maior parque temático do mundo, o Walt Disney World, em Orlando!

O viajante encontra hotéis com boa estrutura de lazer em toda a cidade (incluindo seus arredores), bem como no interior do complexo Disney.

Depois de se divertir na casa do Mickey, você e seus filhos poderão curtir piscinas, parques aquáticos e playgrounds com toda a segurança que merecem.

Orlando abriga, ainda, outros parques temáticos de renome mundial, como o Universal Studios, que podem render dias de passeios inesquecíveis.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Bariloche, Argentina

Um dos principais destinos turísticos da América do Sul, Bariloche, na Argentina, conta com uma ampla rede de hotéis com estrutura para crianças.

Esses estabelecimentos de hospedagem, muitas vezes, oferecem até recreação infantil na neve, oficinas de esqui e outras atividades típicas de inverno para garantir a diversão dos pequenos!

Você pode optar por localizações mais tradicionais, como no centrinho da cidade e nos arredores do lago Nahuel Huapi, ou regiões que propiciam maior contato com a natureza, no sopé das montanhas.

Depois de escolher onde ficar, você terá várias opções de lazer para incluir em seu roteiro de viagem por Bariloche.

No Cerro Catedral, adultos e crianças podem assistir aulas práticas de esqui para iniciantes, além de testar suas habilidades na neve em pistas com diferentes níveis de dificuldade.

As famílias são também bem-vindas no Winter Park, no divertido esquibunda de Piedras Blancas e no Cerro Campanário

Se sobrar um tempinho na sua viagem, que tal percorrer a Rota dos Sete Lagos?

Lisboa, Portugal

Lisboa, Portugal
Fonte: Hotel Holiday Inn Express

Vai conhecer a capital portuguesa com a família? Não se preocupe, pois você encontra ótimos hotéis para crianças em Lisboa!

A cidade é o endereço de várias atrações queridas pelo público infantil, como Oceanário, Zoológico, o complexo Kidzania, o Parque das Nações, o Adventure Park e o passeio de teleférico.

As famílias também estão entre a maioria dos visitantes de museus interativos, como o Museu Nacional dos Coches e o Museu da Marioneta.

Paris, França

Além de ser um destino super-romântico, Paris, na França, é uma cidade indicada para pessoas que estão viajando com crianças por um motivo simples: a Cidade Luz fica a apenas 32 km da Disneyland Paris!

Também conhecido como Eurodisney, o parque é um pouco menor que o complexo Disney World, em Orlando (EUA), mas ocupa mais de 500 mil m² com os dois parques, o Disneyland Park e o Walt Disney Studios Park.

Durante a sua estadia na capital francesa, você também pode levar as crianças para passear de barco pelo rio Sena, brincar no gramado e subir ao mirante da Torre Eiffel, além de fazer uma visita pelo Louvre.

Se sobrar um tempinho, que tal aproveitar para fazer um tour pelas melhores chocolaterias de Paris?

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Faça a sua reserva de hotéis para crianças no ElQuarto!

Agora que você já sabe como filtrar os melhores hotéis para crianças, só falta assegurar sua reserva de hospedagem para viajar em família!

Visite o Elquarto para comparar diárias, reservar acomodações e até pagar pelas diárias online, com segurança e praticidade.

Você pode utilizar os diferentes filtros da plataforma do ElQuarto para encontrar o hotel ideal para você e suas crianças em poucos cliques.

Faça uma simulação gratuita e comece a planejar sua viagem com economia agora mesmo!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.